Dicas para pós-graduação no exterior - Mestrado e Doutorado

Olá, seja bem vindo ao nosso blog! Na postagem de hoje vamos tentar ajudar você a saber qual o passo a passo, ou pelo menos os passos básicos para tentar uma pós-graduação no exterior. Vamos comentar alguns tópicos sobre esse assunto e você poderá começar o planejamento para realizar sua pós-graduação no país que desejar.

A primeira dica é:

PLANEJAMENTO
A primeira coisa a se fazer é sentar e estabelecer o que será necessário para sua pós-graduação no exterior. Você deve planejar com bastante antecedência, pois tanto os períodos pra editais como a abertura de vagas regulares ocorrem geralmente todas no mesmo período, seja para América do Norte ou Europa. Você pode começar sabendo se vai querer fazer uma pós graduação com direito à bolsa ou financiada por algum órgão. Caso você possua condições financeiras necessárias para custear a pós-graduação no exterior o processo fica bem mais simples.



Sabendo que tipo de pós-graduação você deseja, você começa a buscar pelos cursos de Mestrado ou Doutorado que existam na sua área fora do Brasil. Pesquise o que puder sobre ele, as referências, se vale realmente fazer fora do Brasil e comece a buscar se para o curso desejável existe a oportunidade de bolsas de estudo, caso seja a opção que você escolha. Você vai perceber que a grande maioria das informações estarão em inglês ou no idioma nativo do país, se isso está sendo um problema pra você, vamos ao segundo tópico.

IDIOMA
Faça um curso de idiomas o mais rápido possível, preferencialmente cursos voltados para provas de proficiência (TOEFL, IELTS, DELE) etc. Quase todos os cursos de pós-graduação no exterior, ou até mesmos cursos de curta duração vão exigir que você comprove domínio do idioma, ou pelo menos que possua intermediário para lá no país de escolha você possa fazer um curso de aperfeiçoamento.

É importante que você esteja preparado para a prova de proficiência, pois os valores nem sempre são acessíveis e geralmente as provas ocorrem apenas uma ou duas vezes no ano em determinadas regiões.

Algo importante sobre o idioma é que várias oportunidades de bolsas no exterior são ofertadas, porém grande maioria pede uma carta de motivação escrita por você, desta maneira é necessário o domínio básico do idioma em questão.

Fonte: http://bit.ly/2kjxOHb

DOCUMENTAÇÃO
Outro tópico de extrema importância é esse: ESTEJA COM SUA DOCUMENTAÇÃO EM DIA.
Guarde e tire cópias de todos seus documentos, mantenha-os atualizados, principalmente passaporte. Dependendo do país que você vá as instituições podem pedir também seu histórico e seus documentos traduzidos e juramentados para o inglês ou qualquer que seja o idioma. Então guarde dinheiro para tal. Capacite-se o máximo que puder, suas notas e seus cursos vão fazer muita diferença.



PROJETO DE ESTUDO
Mais especificamente para quem deseja fazer o Doutorado ter um projeto ou linha de pesquisa que combine com o laboratório/Universidade que se almeja no exterior é fundamental. É importante saber para onde se quer ir, pois é muito mais difícil que você possa ser selecionando possuindo uma linha de pesquisa diferente da qual o laboratório ou instituição trabalha.

CHECKLIST
Fonte:http://bit.ly/2kKk4cg

Por fim, leia atentamente todos os editais aos quais você deseja submeter candidatura. Faça um checklist de todos os itens que você tem que cumprir e principalmente dos prazos para entrega. Você estando bem planejado, e com os documentos em mãos, basta esperar abrir um edital para que sua função seja apenas se adequar um pouco e se inscrever!
Postagem Anterior Próxima Postagem