Você já pensou em fazer intercâmbio? Já bateu aquela vontade de encontrar uma bolsa de estudos para estudar fora? Se sua resposta é sim essa postagem irá ajudar a organizar suas buscas e focar nos principais aspectos a se ter em conta quando buscar uma bolsa para estudar fora do Brasil.
Primeiro de tudo, você tem que estar preparado e disposto para poder passar horas buscando a bolsa/ajuda ideal para seus estudos, correr atrás e desembolsar bastante dinheiro para os documentos necessários, encarar filas, às vezes viagens, mas no final, acredite, vale a pena!
Nessa primeira postagem vamos abordar que tipo de bolsas e ajudas de custo você pode encontrar espalhadas na internet. Isso ajudará você a buscar apenas a bolsa de estudos que mais se encaixa ao seu perfil. Listaremos os tipos de bolsa e ao final dicas de onde você pode encontrar.
Publicidade
1) TIPOS DE BOLSA
Existem diversos tipos de bolsas de estudos ou ajudas de custo para estudantes brasileiros poderem estudar no exterior. Porém tenha em conta que nem todas as bolsas se adequam a sua realidade financeira no Brasil. Sim! As bolsas tão sonhadas nem sempre contemplam todos os custos financeiros que um intercâmbio existe.
- Auxílio total: Esse tipo de bolsa contempla todos os gastos: Viagem (Translado de país e cidades), Custos com pagamento da universidade, ajuda de custo mensal.
- Auxílio parcial: Esse tipo de bolsa é o mais comum. As fundações realizam editais específicos para universidades específicas e, na maioria das vezes, bancam apenas uma das partes dos custos, sendo você o responsável pelo restante. Os custos podem ser apenas viagem, viagem + auxílio, apenas auxílio moradia etc.
- Pagamento da universidade: As universidades no exterior, em grande maioria são pagas. Apesar de públicas, possuem um custo "simbólico" de anuidade. Algumas bolsas pagam apenas esse custo. Meu mestrado por exemplo custa 880,00 euros anuais (Esse valor é assim devido os impostos que os espanhóis pagam que custeiam cerca de 20mil euros a mais que custaria o mestrado)
Para todos esses tipos de bolsa, pelo menos o valor das universidades são custeados. Você tem que estar muito atento a isso. Infelizmente se você não tem condições financeiras de chegar em um país para se manter pelo menos um mês, sem recurso nenhum, alguns tipo se bolsa são bastante limitantes.
2) Onde encontrar bolsas de estudo/intercâmbio
Tanto aqui no blog quanto no nosso canal no youtube vamos publicar constantemente as bolsas e oportunidades que encontrarmos. Existem diversos sites como o Estudar Fora e o Universia que reúnem diversos tipo de oportunidades também.
Esses sites são ótimos, mas se você quer conhecer bolsas específicas vale a pena olhar os sites das fundações que realizam editais específicos para alunos latino americanos. Esses editais abrem bolsas de estudo tanto para Europa quanto para a própria América Latina. Alguns exemplos são:
Os dois últimos são programas financiados pelo governo Europeu, ou seja, você tem que saber que os editais provavelmente estarão em inglês, com exigência de idioma.
Publicidade
DICA IMPORTANTE!!
Vale ressaltar que hoje em dia, com as redes sociais cada vez mais presentes no nosso dia a dia é possível seguir os perfis e páginas das principais fundações bem como o das Universidades. Acesse os sites originais das universidades no exterior! Nesses sites vocês encontram informações completas sobre que tipo de bolsas de estudo a universidade mantém, que convênios ela possui, além de obter todas as informações sobre a graduação ou pós-graduação que você deseja fazer.
E aí, gostou? Nessa postagem reunimos algumas informações básicas sobre conseguir uma bolsa, mas na prática, quais são os principais empecilhos, desafios, e que tipo de documentos e prazos temos que encarar. Em breve uma postagem com quais documentos, quais prazos e principais fatores limitantes que você vai encarar para conseguir seu intercâmbio.
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS
Tags
Links úteis