Apesar de estarmos familiarizados com universidades bastante conhecidas no topo da educação mundial, Singapura, esse pequeno país asiático, entrou para o ranking com suas universidades entre as melhores do mundo.
Alguns fatores contribuem para isso. O governo de Singapura é composto por pessoas formadas nas melhores universidades internacionais. Devido seu processo de colonização, os políticos de Singapura se propuseram a desenvolver o país economicamente e na educação seguindo modelos como o britânico. Outro fator crucial é a remuneração dos professores. Ser professor em Singapura é uma atividade remunerada equivalente a diversas funções da indústria e setor bancário. Desta maneira os melhores alunos que saem da graduação também tem como objetivo poder trabalhar em prol da educação.
Cerca de 20% do orçamento do Estado de Singapura é destinado à educação. Não é um numero baixo, isso diz muito sobre as metas que o país propôs e onde quer chegar.
Investimento em tecnologia e educação primária e ensino superior.
Fonte: https://pixabay.com |
Tudo tem um preço
O governo autoritário a baixa liberdade para modelos de ensino que sejam mais abrangentes faz com que as crianças de Singapura sofram uma grande pressão para obter notas altas. Várias crianças do ensino fundamental em Singapura têm que fazer aulas de reforço para poderem atingir as notas altas suficientes para entrar nessa competição de ensino.
Além da massiva carga horária de aula, as crianças têm que cumprir uma série de atividades extra curriculares. É praticamente deixado de lado o desenvolvimento infantil para, já na primeira infância, dar início à corrida educacional por notas de excelência.
Devido à dificuldade dos exames, pressão escolar e social para atingir as melhores notas, diversas crianças e adolescentes apresentaram comportamentos depressivos e até suicídas. Isso chamou atenção do governo que começou a desenvolver projetos nas escolas com para que os alunos tenham mais vontade de aprender do que meramente reproduzir conteúdos.
Desta maneira Singapura tenta alinhar sua política rígida e permitir que a educação no país se desenvolva de maneira saudável
Fonte: clique aqui