Meu intercâmbio de mestrado na Espanha em 2018

Bom, essa postagem é para compartilhar um pouco de como foi a experiência de seleção e de ida para a Espanha em 2017/2018 para fazer mestrado na Universidad de Cádiz.
Intercâmbio na Espanha
A Espanha oferta anualmente centenas de bolsas para alunos estrangeiros. Fonte da imagem freepik
Essa não foi minha primeira experiência com intercâmbio. Entre 2012 e 2013 eu pude realizar parte da minha graduação na Universidad de Alicante, também na Espanha. Graças ao programa Ciência sem Fronteiras, realizei diversas disciplinas que eu não teria contato na minha graduação na Universidade Federal do Ceará. Sou formado em Engenharia de Pesca e mestre em Ciências Marinhas Tropicais pela UFC também. Apesar disso, estava buscando mais oportunidades de estudos fora do Brasil como o meu doutorado. Apesar de não conseguir, apareceu a oportunidade de fazer um mestrado de um ano, então, como experiência, aproveitei essa oportunidade e foi uma das melhores que já tive até hoje.

Inscrição e seleção

Fiz a inscrição no programa bolsas de estudo ofertados pela AUIP (Você pode conferir nesse link). Essa associação geralmente oferta bolsas apenas para alunos e ex-alunos de instituições conveniadas com a AUIP, porém, neste edital em específico não tinha esse requisito. Eram 25 bolsas pra toda América Latina para os cursos de mestrado da Universidad de Cádiz. Eu me inscrevi para o curso de Acuicultura y Pesca. Além da inscrição e do currículo era necessário escrever uma carta de intenção. 
E essa é a dica que eu deixo, escrevam uma boa carta de motivação, mas antes de tudo, esteja realmente motivado e queira com todas suas forças o objetivo da carta, seja uma bolsa, uma vaga de emprego, um intercâmbio. Assim você escreverá tudo de mais pertinente e importante para que os avaliadores entendam que você quer, acima de tudo, essa vaga.

SE VOCÊ QUISER CONFERIR NOSSO DIÁRIO DE INTERCÂMBIO ACESSE LINK

Processo de matrícula

Após a seleção eu recebi uma carte de aceite de aprovação na bolsa emitida pela instituição AUIP, e em seguida eu teria que me inscrever na Junta de Andalucía (Governo Local) para aí sim poder me inscrever na Universidad de Cádiz. Nessa fase eu tive que enviar todos os documentos traduzidos, juramentados e apostilados (Acesse esse link para saber como). Histórico escolar, Diploma, Documento da minha universidade declarando que meu curso dá direto a realizar uma pós-graduação no Brasil e um documento de proficiência de espanhol. Como eu já tinha estudado na Espanha enviei meu certificado de estudos, apesar de nunca ter feito curso. Porém, a bolsa em si não solicitava que você tivesse qualquer nível de Espanhol.

Matrícula

Após a seleção pelo governo local foi só esperar e realizar a matrícula no site da universidade. Após o recebimento do documento comprovante de bolsista e da matrícula na Universidad de Cádiz foi só organizar os documentos para dar entrada no pedido de visto no consulado da Espanha em Salvador.

Se você quer saber um pouco mais dá uma olhada na série de vídeos que estou produzindo para contar um pouco dessa experiência


Postagem Anterior Próxima Postagem