Fala, pessoal. Nessa postagem listarei os principais países para quem quer realizar uma pós-graduação na Europa COM BOLSAS. Então se você está em busca de locais para estudar, instituições internacionais para realizar um mestrado ou doutorado, essa postagem é pra você.
Lembrando: vai realizar uma compra na Amazon? Acesse pelos nossos links, não te custa nada e ajuda muito na manutenção do nosso blog para trazer mais oportunidades no exterior para vocês. Acesse a Amazon pelo link https://amzn.to/3fG36qg e ajude nosso blog.
Vários fatores são importantes para quem está escolhendo estudar no exterior. Porém, escolher o país está entre as principais dificuldades.
Não apenas pelo idioma, mas pelas instituições, laboratórios, mas pela facilidade de adaptação, facilidade ou dificuldade em solicitar o visto.
Por isso, nesse post decidi listar 3 países que oferecem mais oportunidades em bolsas de estudo para alunos estrangeiros, incluindo alunos brasileiros. Porque dessa forma facilitamos tanto a parte financeira de quem busca bolsas parcialmente ou totalmente financiadas.
Além disso, fica mais fácil se integrar à comunidade acadêmica e também a outros alunos internacionais que participam de bolsas como você.
ESPANHA
A Espanha é, ao meu ver, o país que mais oferece oportunidades com bolsas de estudos para alunos estrangeiros. São bolsas financiadas tanto por instituições públicas quanto privadas.
As bolsas para estudar na Espanha podem variar desde ajudas de custo, quanto bolsas completas para Doutorado ou Pós-doutorado.
Outra "facilidade" é que o custo exigido pelo visto de estudos, em muitos casos, é contemplado pelas bolsas.
Também há facilidade em cursar Graduação e Pós-graduação em universidades da região de Andaluzia, Sul da Espanha. Estas universidades oferecem vagas em uma fase destinada apenas para estrangeiros. Nesta fase você concorre apenas com outros estrangeiros, e ainda pode usar sua nota do ensino médio para concorrer, sem ENEM.
Desvantagem, na Espanha o visto de estudante só permite que o aluno realize "Practicas" que são estágios. Não é possível exercer atividade como trabalhos fora da sua área de atuação. A não ser que você tenha contratado um serviço de intercâmbio que já inclua esse serviço.
Saiba mais sobre como estudar na Espanha https://www.bolsaseestudo.com.br/search/label/Espanha?&max-results=5
FRANÇA
A França também tem uma série de universidades que oferecem bolsas de estudos para alunos internacionais.
Além disso, o governo francês disponibiliza diversas vagas em programas de fomento para quem queira estudar em universidades francesas com ou sem bolsa.
Outra vantagem é que o visto de estudos na França permite que o aluno trabalhe para complementar renda.
Para saber um pouco mais sobre como estudar na França acesse https://www.bresil.campusfrance.org
ALEMANHA
Através do programa nacional DAAD, a Alemanha entra também como um dos países que mais oferta bolsas de estudos e vagas para alunos internacionais.
O DAAD é o maior programa de financiamento de estudantes internacionais.
São bolsas completas nas mais diversas áreas do conhecimento.
Para saber um pouco mais sobre como estudar na Alemanha acesse https://www.daad.de/en/ ou https://www.daad.org.br/pt/